visitantes

sexta-feira, 22 de abril de 2011

PA 11 / PA 12

Presente no mercado com plástico de engenharia a poliamida 11 & 12 são uns dos casos raros de materias de ótima performance que são são derivados de recursos renováveis (mamona).

PA 11 e 12 são os materiais de escolha para aplicações onde a durabilidade, segurança e confiabilidade são fatores críticos, permitindo grande flexibilidade em termos de design e criação e alta resistência à pressão de ruptura.

Suportam pressão de trabalho de 89 bar (1.290 psi) e temperatura de -40 a 90°C. Os PA11 & 12, apresentam alta resistência à pressão de ruptura e à abrasão, baixa absorção de umidade, boa resistência mecânica e propriedade de barreira e baixo coeficiente de atrito, além de pouca variação de suas propriedades por ampla faixa de temperatura, atendendo as especificações da norma DIN 73378. São utilizados para passagem de fluidos viscosos, como lubrificante, graxa e óleo; e em linhas hidráulicas de média pressão, condução de combustíveis e refrigeração.

Evonik é o maior produtor mundial de poliamida 12 (PA 12),junto com a EMS Grivory que comercializa e atende um grande número de diferentes produtos sob medida com precisão às exigências de processadores e usuários finais.


As propriedades das poliamidas são determinados pela concentração de grupos amida da macromolécula. Esta é a menor no PA 12 do que em todas as outras poliamidas comercialmente disponível, que é responsável por suas propriedades especiais:

• Mínimo a absorção de água: peças moldadas apresentam quase nenhuma alteração dimensional com a variação da umidade atmosférica.

• Extraordinariamente alta resistência ao impacto e resistência ao impacto Charpy com entalhe, ainda bem abaixo do ponto de congelamento.

• Bom para excelente resistência a graxas, óleos, combustíveis, fluidos hidráulicos, e muitos solventes, bem como às soluções de sal e outros produtos químicos.

• Excelente resistência ao stress cracking, mesmo para as peças de metal encapsulado por moldagem por injeção ou embutido no plástico.

• Excelente resistência à abrasão.

• Baixo coeficiente de atrito de deslizamento seco.

• Ruído e propriedades de amortecimento.

• Excelente resistência à fadiga causada pela mudança de carga freqüentes
• fácil processabilidade.


Graças a estas propriedades, as aplicações da linha de sistemas sofisticados para veículos automóveis, através de tubos de grande volume para transporte de combustível, isolação na indústria de cabos, e cateteres em tecnologia médica, a injeção de precisão de peças moldadas como rotores e carcaças de válvulas de controle na máquina e fabricação de equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário