visitantes

sábado, 30 de abril de 2011

CERTIFICADO DE ANÁLISES

Para todo resina que chega na sua empresa exija sempre o laudo do fornecedor ( Certificado de Análises ), para checar as informações que são de extrema importância para não se ter na hora do processamento do material uma surpresa que pode ter sérios problemas no produto final ou até mesmo na hora que estiver trabalhando.


Os Certificados de Análises têm alguns métodos de avaliação como, por exemplo, ASTM D 1238 que se diz respeito ao Índice de Fluidez uma propriedade Física que devemos ficar atentos quanto seus valores.

ASTM

American Society for Testing and Materials, desenvolve e publica normas técnicas para uma ampla gama de materiais, produtos, sistemas e serviços.

ASTM tem um papel dominante entre os padrões de desenvolvedores nos EUA, e afirma ser a maior incorporadora mundial de normas. Usando um processo de consenso, ASTM dá suporte a milhares de comitês técnicos voluntários, cujos membros de todo o mundo, coletivamente, desenvolvem e mantém mais de 12000 normas.

Fundada em 1898 nos Estados Unidos como como American Society for Testing and Materials, por um grupo de cientistas e engenheiros para analisar as frequentes quebras dos trilhos de trem. Como resultado, o grupo desenvolveu uma norma para o aço utilizado nas ferrovias.

A ASTM produz normas para diversas áreas da indústria, sendo muito usadas na padronização de materiais, como ligas de aço, alumínio, polímeros e combustíveis.
Além disso, produz normas que indicam procedimentos de análise, como, por exemplo, para a determinação do tamanho de grãos em ensaios metalográficos (ASTM E112) e para obtenção da quantidade de benzeno e tolueno na gasolina de aviação (ASTM Method 3606).

Alguns Metodos Usados em Polímeros

Exemplos
ASTM D 1238 Índice de Fluidez 190ºC/ 21,6 Kg, g/10 min
ASTM D 792 Desnsidade g/cm³
ASTM D 1525 Ponto de Amolecimento Vicat, ºC
ASTM D 638 Tensão Escoamento, Ruptura, Alongamento na Ruptura MPa( psi )
ASTM D 638 Alongamento na Ruptura %
ASTM D 256 Resistência ao Impacto Izod, J/m
ASTM D 2240 Dureza Shore D
ASTM D 790 Módulo de Flexão, Mpa ( psi )



Os valores deverão ser confirmados pelo cliente através de seus próprios testes, se possível.

E para maiores Informações consultar


ESPECIFICAÇÕES TECNICAS


Mais conhecido como Datasheet (significa folha de dados) é um termo técnico usado para identificar um documento relativo a um determinado produto.

Um comentário: