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sábado, 25 de abril de 2009

ESTOQUES TER OU NÃO TER?

ESTOQUES

. É a acumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de transformação;
· Só existem porque o fornecimento não está em harmonia com a demanda;
· Grande Dilema: são custosos, representam riscos (deterioração/obsolescência), ocupam espaços consideráveis, porém, proporcionam segurança em ambientes complexos e incertos e agilizam o atendimento ao cliente;

TIPOS DE ESTOQUE

· Estoque Isolador ou Estoque de Segurança - tem como função compensar as incertezas inerentes ao fornecimento e demanda. Ex: máquina problemática!!!
· Estoque de Ciclo - ocorre porque um ou mais estágios na operação não podem fornecer todos os itens que produzem simultaneamente. Ex: fabricações em batelada - Padaria / Processos Químicos.
· Estoque de Antecipação - ocorre principalmente nos produtos de grande variação de demanda. Ex: chocolate, sorvete, cerveja.
· Estoque no Canal de Distribuição - ocorrem porque o material não pode ser transportado instantaneamente entre o ponto de produção e o ponto de venda.

FORMAS DE ESTOQUE

· Estoque de Matérias Primas;
· Estoques de Material Semi-Acabado;
· Estoques de Produtos Acabados;
INFLUÊNCIA DOS ESTOQUES NA COMPETITIVIDADE DA EMPRESA

· Influência nos custos;
· Influência na velocidade de entrega;
· Influência na confiabilidade de entregas;
· Influência sobre a flexibilidade de saídas; quando se tem estoques de diferentes produtos tem-se flexibilidade para atender as diferentes necessidades, mas perde-se flexibilidade em qualquer mudança de pedido feita pelo cliente.
· Influência sobre a qualidade do produto;a produção com qualidade reduz o nível de estoque da empresa pois corre-se um risco menor de se perder o material.
· Influência sobre o serviço prestado ao cliente.

RAZÕES PARA SE TER ESTOQUES

· Melhor Customer Service:
· Resposta mais rápida à mudanças
· Maior disponibilidade de produtos
· Redução de Custos:
· Economia de Produção
· Transporte/Distribuição
· Redução de compras emergências (mais caras)
· Tempo logístico (produção)
· Contra situações imprevistas

RAZÕES PARA NÃO TER ESTOQUES:

· CUSTO: estoques são considerados gastos desnecessários (dinheiro pode ser aplicado em outra coisa e não ficar parado);
· Estoques podem encobrir problemas de qualidade;
· Isolamento entre os canais da Supply Chain;
· Riscos de obsolescência e deterioração;
· Ocupa grandes espaços.

DECISÕES DE ESTOQUE

· Quando Pedir:
· Revisões Contínuas e periódicas
· Quanto Pedir:
· Custos de estoques
· Lote econômico
· Como Controlar o Sistema:
· O sistema ABC
· Medindo o estoque

PREVISÃO DE ESTOQUES

Normalmente, a previsão dos estoques é fundamentada de acordo com a área de vendas, mas em muitos casos de logística, em específico a Administração de Estoques, precisa prover os fornecedores de informações quanto a necessidades de materiais para atender a demanda mesmo não tendo dados da área de vendas/ marketing. A provisão das quantidades futuras é uma tarefa importantíssima no planejamento empresarial e esta deverá levar em consideração os fatores que mais afetam o ambiente e que possam interferir no comportamento dos clientes.


Segundo DIAS, 1996 devemos considerar duas categorias de informações as quais são:

1) Informações quantitativas :
· Influencia da propaganda.
· Evolução das vendas no tempo.
· Variações decorrentes de modismos.
· Variações decorrentes de situações econômicas.
· Crescimento populacional.

2) Informações Qualitativas:
· Opinião de gerentes.
· Opinião de vendedores.
· Opinião de compradores.
· Pesquisa de mercado.

COMO FAZER A PREVISÃO DE ESTOQUE

SÓ VAMOS ABORDAR 2 MÉTODOS AQUI


MÉTODO DE MÉDIA ARITMÉTICA (MMA)

A previsão do próximo período é obtida por meio de calculo da media aritmética do consumo dos períodos anteriores. Como resultado desse modelo teremos valores menores que os ocorridos caso o consumo tenha tendências crescente, e maiores se o consumo tiver tendências decrescentes, nos últimos períodos. Verificamos também, que trata de um modelo muito utilizado por empresas sem muito conhecimento sobre o assunto em questão, não traz tal modelo confiabilidade de previsão pelos motivos informados anteriormente.

Exemplo 1

Usando os mesmos valores do exemplo anterior temos:

P.p. (MMA)= (C1+C2+C3+...+ Cn) / n

P.p. Previsão para o próximo período
n = número de períodos
C1,C2,C3,Cn = Consumo nos períodos anteriores

P(MMA)= (5.000+4.400+5.300+5.600+5.700+5.800+6.000) / 7

Pagosto(MMA) = 5.400 (previsão para agosto será 5.400)

Como podemos observar temos uma tendência crescente porém o resultado foi menor, neste caso mostra a não precisão deste método. Para amenizar a fragilidade de tal sistema poderíamos usar os dados mais recentes, ou seja, os últimos quatros, como calcularemos a seguir:

Pagosto (MMA)= (C1+C2+C3...+Cn) / n
Pagosto (MMA)= (5.600+5.700+5.800+6.000) / 4
Pagosto (MMA)= 5.775 Unidades

Caso não tenhamos outro método e tivermos de optar, o segundo caso (os 4 últimos meses) traz maior credibilidade para previsão de agosto.

MÉTODO DA MÉDIA PONDERADA (MMP)

A previsão é dada através de ponderação dada a cada período, porém o período mais próximo recebe peso maior e para os outros haverá uma redução gradativa para os mais distantes. Devemos observar que a soma das ponderações deve ser sempre 100% (40 a 60 % para os mais recentes e para o ultimo, 5%). Este modelo elimina em parte algumas precariedades dos modelos anteriores, mas mesmo assim verifica alguns problemas como a alocação dos percentuais será sempre função da sensibilidade do responsável pela previsão portanto, se não for bem analisado as variáveis, poderá ocasionar erros de previsão.

Exemplo 2

Usando os mesmos parâmetros dos consumos nos exemplos anteriores teremos:

Janeiro 5.000
Fevereiro 4.400
Março 5.300
Abril 5.600
Maio 5.700
Junho 5.800
Julho 6.000

Ppp(MMP)= (C1 x P1) + (C2 x P2) + (C3 x P3) + ... +(Cn x Pn)

Onde Ppp(MMP)= Provisão próximo período através do método da média ponderada.

C1,C2,C3,Cn= Consumo nos períodos anteriores
P1,P2,P3,Pn = Ponderação dada a cada período

Para exemplo em questão daremos as ponderações para cada período , conforme o enunciado (regra) mencionada
Julho 40%
Junho 20%
Maio 15%
Abril 8%
Março 7%
Fevereiro 5%
Janeiro 5%
Total 100%

Obs.: Reforçando o enunciado anterior, as ponderações são fundamentadas de acordo com influência do mercado. A soma deverá ser 100% sendo o maior valor para o ultimo período (o anterior ao que será calculado) Para o período mais recente (40% a 60%) e para o ultimo (5%).

Ppp(MMP)=(C1xP1)+(C2xP2)+(C3xP3)+(C4xP4)+(C5+P5)+(C6xP6)+(C7+P7)

Pagosto(MMP)=(6.000x0,4)+(5.800x0,2)+(5.700x0,15)+(5.600x0,08)+(5.300x0,07)+(4.400x0,05)+(5.000x0,05)
Pagosto(MMP)=(2.400)+(1160)+(855)+(448)+(371)+(220)+(250)
Pagosto(MMP)=5.704 (Previsão para Agosto)

Podemos também para melhor aprimoramento da previsão usarmos os 4 últimos períodos, principalmente pela tendência positiva observada.

Julho 6.000 50%
Junho 5.800 30%
Maio 5.700 15%
Abril 5.600 5%

PP(MMP)=(6.000x0,50)+(5.800x0,30)+(5.700x0,15)+(5.600x0,05)
Ppp(MMP)=3.000+1740+855+280
Ppp(MMP)=5.875 (Previsão para Agosto)

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